Livro paradidático: "Elê...o quê?"

Após a leitura do livro “Elê ...o quê?” de Norma Sofia, a professora Flávia Freire trabalhou com os alunos do 3° ano de forma interdisciplinar os assuntos nele abordados.

Na aula de Informática elaboraram um E-book no laboratório de Informática. Cada dupla ficou responsável pela releitura das páginas indicadas pela professora e ao final confeccionaram uma ilustração, representando o trabalho realizado. Com a finalização dessa atividade, os alunos puderam partilhar em conjunto, as propostas realizadas, relembrando os pontos principais da história e valorizando cada atividade das duplas apresentadas.

Na aula de Arte refletiram sobre os desafios que o personagem principal da história enfrentava por ter um nome diferente, passando por motivo de risadas na escola. Juntos perceberam que, até mesmo as crianças também atravessam dias tristes e difíceis, e por isso, é muito importante partilharem as situações conflitantes com pessoas em que confiam. No final poderão perceber que, com os amigos e familiares, as dificuldades serão superadas.

Depois houve um debate sobre o nome de cada um, o significado e o motivo da escolha feito pela família. Os alunos também refletiram que não é correto colocar apelidos que possam ressaltar algum aspecto físico e/ou social que causem mágoas e tristeza nos colegas.

E para valorizar o nome de cada um, os alunos receberam uma folha dobrada e nesta escreveram o seu próprio nome, recortaram o lado superior deste e ao abrir o papel, verificaram que um boneco foi formado. Logo em seguida, incluíram desenhos e uma linda pintura.

A aula de Arte foi repleta de muita alegria e surpresas! Cada nome tinha sua representação, suas características e a sua história!

Aula de Informática

Aula de Arte

Colégio Nossa Senhora da Piedade - Todos os direitos reservados
Av. Amaro Cavalcanti, 2591 - Encantado - Rio de Janeiro - RJ | Tel. (21) 2594-5043